Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
VC ACHA QUE AS SEITAS DEVEM SER COMBATIDAS?
SIM
NÃO
NÃO SEI
TALVEZ
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (1303 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página

 

 

 

 fILIPENSES 1.16

 

 Seara News – Revista Cristã Online

 

 

 Notícias Cristãs

 

Programas : Rádio TV Gospel

 

 Home - CPADNews

 

 

 

smiley

 Brasil

TOTAL DE VISITAS


JUVENTUDE
JUVENTUDE


                                              

“ Os desafios do Jovem cristão contemporâneo “ Texto básico: (1 Tm 4.12 )                                                                                                                                              

 

           Prefácio              

O assunto em pauta, em seu contexto geral, focaliza grandes temas de alcance muito vasto. Nele, encontramos várias vertentes que não seria possível abordar neste simples estudo, haja vista, que precisaríamos de muito mais papel do que existe nesta apostila. Sendo assim iremos abordar as questões em síntese, mas com a certeza de que poderemos extrair algumas preciosas lições para o nosso cotidiano e sobre tudo para o nosso elevo espiritual.

                                                   Introdução

O jovem contemporâneo tem um papel imprescindível em todos os âmbitos da sociedade moderna. Isso não é diferente no campo eclesiástico. Por esse motivo, logo entendemos a necessidade extrema que a igreja tem de investir nesta área com mais esmero e intensidade em palestras, estudos, seminários, simpósios, etc...

O que se vê muito nos dias hodiernos são retiros, congressos e trabalhos voltados para o lazer e um suposto “ avivamento “, mas que na verdade na prática tem trazido muito pouco beneficio para os jovens cristãos da igreja atual. E em alguns casos até mais prejuízos do que coisas salutares. Todos esses eventos mencionados são necessários não só para os jovens, mas para todos os departamentos da igreja, porém não são prioritários. Já está passando da hora da igreja do Senhor Jesus se posicionar em relação às prioridades, que estão sendo deixadas de lado por muitos líderes que preferem falar de coisas seculares em detrimento de outras que são inegociáveis...

            Quais são os desafios do jovem cristão contemporâneo?

Como disse no prefácio desse estudo, este assunto é muito vasto. Portanto impossível de ser esgotado. E também seria muita pretensão de minha parte querer fazê-lo. Entendendo isso de modo pleno, quero abordar apenas 3 tipos de desafios que penso serem alguns dos principais para os jovens cristãos contemporâneos.

1.  " O desafio cibernético"

Um dos maiores desafios do jovem cristão contemporâneo, sem dúvida nenhuma está relacionado com a cibernética. Ou seja; a internet e sobre tudo as famosas páginas de relacionamento...

Existe hoje uma grande preocupação, entre os educadores, sociólogos, antropólogos, pais, etc no que tange ao uso de modo equivocado e exacerbado da internet por parte dos jovens. Um fenômeno tem sido estudado pelos especialistas a partir da infância e da adolescência que são as fases que antecedem a juventude. Que fenômeno é este? A isso respondo; Trata-se do desaparecimento de brinquedos artesanais e tradicionais, considerados nos dias hodiernos como obsoletos. Podemos citar alguns aqui só para trazer a memória: Bolinhas de gude, pião, peteca, carrinhos feitos com madeira e carretéis de linha, troca de figurinhas, amarelinha, etc...

Segundo os especialistas esse fenômeno tem trazido muito prejuízo, não só para as crianças e adolescentes, mas também para os jovens que chegam à idade adulta sem desfrutar as coisas simples da vida. E segundo pesquisas um dos motivos principais que desencadearam esse fenômeno está relacionado com os brinquedos e jogos eletrônicos e com o uso exagerado do computador e da internet.

Existe um texto na Bíblia que alguns teólogos e exegetas acreditam ser uma profecia a respeito da internet e as páginas de relacionamentos e sites ( Is 57.8 ). È claro que o texto é subjetivo, mas tem uma certa coerência, que nos leva a examinar não de forma dogmática, mas com o objetivo de reflexão.

                                           Como vencer este desafio?

 Existe uma receita certa para que os jovens possam vencer esse grande desafio. Nesta receita contem uma série ingredientes que são providências que eles podem tomar, essas providências tem o efeito de vacina para que assim eles consigam ter uma mente e um espírito preparado para, vencer com eficácia este desafio ( Ed 7.10 ).

Em primeiro lugar nunca se esquecer da leitura bíblica, do jejum e da oração que são imprescindíveis em qualquer faixa etária da nossa vida cristã ( Ne 1.4;4.9; Dn 10.3 Os 4.6 p/a; Mt 17.21; 22.29;26.41 ). Em segundo lugar sempre procurar colocar em prática uma das qualidades do fruto do Espírito que é; o domínio próprio ( Gl 5.23 ). Ou seja: Se somos o sal da terra, então temos o tempero certo e saberemos o momento certo de desligar o computador e estaremos tranqüilos, seguros e livres da concupiscência dos olhos ( Mt 5.13; 1 Jo 2.26 ). E em terceiro lugar o jovem cristão deve aproveitar o máximo do tempo possível para estar engajado nas coisas relacionadas à obra de Deus ( Ec 12.1 ).

2.    O desafio dos “ louvores “

Parece até um paradoxo colocar louvores como desafio, mas estamos vivenciando uma situação no mínimo preocupante, em relação aos hinos que são cantados e tocados na igreja evangélica contemporânea. Poucos líderes e pastores tem tido a coragem para abordar este assunto, pois existem muitos interesses que estão envolvidos nessa questão. Dentre os quais o principal deles envolve o desejo de agradar todas as pessoas que vão à igreja. Todavia é necessário que tenhamos uma reflexão urgente, sobre esta questão de caráter vital para a igreja de Cristo. O evangelho deve ser pregado na sua plenitude, sem reservas ou corremos um grande risco de que uma semente falsa ( heresias ) seja disseminada junto com a Palavra genuína ( Mt 13.25 ). Jesus lançou o fundamento da igreja e a edificou juntamente com os apóstolos como coluna e firmeza da verdade ( Mt 16.18 1 Co 3.9-11; 1 Tm 3.15 ). Sendo assim devemos pregar e ensinar a Palavra de Deus para o povo com intrepidez e sem reservas.

O assunto sobre louvores é muito extenso e complexo e requer muita discussão e um debate democrático e salutar, porém não se pode deixar este assunto adormecido, como se nada estivesse acontecendo, visto que em alguns casos já se extrapolou todos os limites possíveis. E esse debate deve ter a participação de todos. Pastores, teólogos, cantores, compositores, etc...

O que temos visto hoje é uma miscigenação de ritmos e letras com toda a sorte de mensagens que tem se distanciado muito do louvor clássico e ortodoxo. Sobre tudo na Assembléia de Deus que é considerada pelo menos teoricamente como pentecostalismo clássico. O modelo do culto bíblico é completo e não pode faltar o louvor ( 1 Co 14.26 ), porém é necessário que tudo seja para edificação. O que temos visto nos dias hodiernos em relação à música sacra, é uma dose muito alta de triunfalismo, solenidades e em alguns casos até de sutilezas de modo bem subliminar ( cf- Is 29.13; Am 5.21-23 ). Em toda a história do povo de Deus o louvor sempre esteve presente no culto  como forma de louvor, gratidão e adoração ao Senhor. E o louvor quando genuíno ele tem uma grande capacidade de tocar o coração de Deus ( Sl 22.3; 150 ). Alguns venceram até batalhas sem armas somente através do louvor ( 2 Cr 20.21-23 ). È por esse motivo que todo o louvor é filtrado antes de chegar ao trono de Deus ( Ap 5.8-9 ).

                                    Como vencer este desafio?

A pergunta que não quer calar é a seguinte: Como o jovem cristão contemporâneo conseguirá vencer este desafio? E como ele terá discernimento no que tange ao louvor, se é falso ou genuíno? Quero responder essa pergunta á luz da Bíblia, visto que nas Escrituras Sagradas encontramos resposta para qualquer questão de qualquer Âmbito da nossa vida.

O primeiro ponto a ser observado é o seguinte: Uma fonte não pode produzir água doce e amarga simultâneamente  ( Tg 3.11 ). Logo devemos analisar a origem e a melodia da música.

O segundo ponto a ser observado é a letra, para ver se a mesma se coaduna com o ensino genuíno das Escrituras Sagradas ( Is 28.9-10; 2 Tm 3.16 ).

E o terceiro ponto a ser observado é que, a música pode causar uma emoção demasiada nas pessoas, pois ela tem um grande poder de influência na alma do ser humano, haja vista que Lúcifer foi o maior de todos os músicos, e conhece muito bem essa questão ( Is 14.11; Ez 28.13 ). Ora não é coincidência também o fato de que o pai dos músicos aqui na terra é descendente de Caim ( Gn 4.21 ).

3.   " O desafio do hedonismo "

A palavra hedonismo tem a sua origem no ( grego hedonê, “ prazer “, vontade “ ) é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. Essa  doutrina surgiu na Grécia e tem como seus principais representantes, os filósofos Aristipo de Cirene e Epicuro.

Temos visto nos dias hodiernos uma grande avalanche, de manifestações hedonistas, em escolas, comerciais, programas de auditório, simpósios, etc. E o pior de tudo é que essas manifestações tem se instalado até mesmo nas chamadas casas de leis do nosso País. É notório as atitudes de apologia ao hedonismo em toda a sociedade e por incrível que pareça já se pode perceber indícios dessa epidemia também na igreja. Por esse motivo é que resolvi abordar esse assunto, ainda que em síntese como um desafio. Sobre tudo paras os jovens cristãos contemporâneos.

                                  Como vencer este desafio?

Mais uma vez quero me utilizar da Bíblia, que é o instrumento da verdade teológica do cristianismo para dar a receita, para que possamos vencer a este grande desafio. O prazer do cristão deve estar pautado em uma vida de devoção, dedicação a Deus e renúncia das coisas efêmeras desta vida. Pois o prazer do cristão é servir ao Senhor e estar em plena comunhão com Ele, desfrutando das suas bênçãos ( Sl 1.2; 112.1; Rm 7.22 ). Pois a benção do Senhor enriquece, e ele não acrescenta dores ( PV 10.22 ). E de modo nenhum nos priva de termos momentos de lazer e de prazer...

                                        Considerações finais

Quero terminar este simples estudo, dizendo que o meu objetivo é de contribuir, para o reino de Deus e trazer uma reflexão acerca dessas questões  que são de suma importância para o nosso elevo espiritual. É necessário que todo o jovem purifique o seu caminho e não se esqueça que Deus pedirá conta de todas as nossas obras (Sl 119.9; Ec 11.9-10 ). E além do mais, não é aconselhável a nenhum cristão se envolver em jugo desigual ( 2 Co 6.14-18 ).

A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém! ( Ef 6.24 ).

 

Obs: É proibido qualquer tipo de reprodução sem a ordem expressa do autor...

 

( O Autor )

Pastor Mauro Roberto Alves, é Ministro do evangelho, Conferencista, Teólogo, Articulista, Membro da Assembléia de Deus em Colina-SP e Professor das Matérias de: Escatologia, Síntese do Antigo e Novo Testamento, Religiões e Seitas, Teologia Sistemática, Antropologia bíblica e Pneumatologia. Contato: ( 17 ) 9177-92-27

 Email: pastormauro-escatologia@hotmail.com